quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ponto de Honestidade

Quando eu era criança e estava cursando a 6ª ou 7ª série, vivi uma experiência bem interessante.

Era dia de entrega de provas. Estava ansiosa por saber a minha nota, pois lembro de não ter respondido bem as questões. Quando acabei de receber a prova corrigida fiquei espantada com minha nota - 9,0!! Vi que havia alguma coisa errada porque, de fato, na correção, a professora usou muitos "es". Como poderia ter recebido 9,0 com um número tão grande de erros? Não pensei em nada e de maneira compulsiva fui imediatamente questioná-la. Ela realmente havia errado ao corrigir e pelas somas das questões minha nota seria 5,0. A sala de aula estava agitada, todos compartilhando suas notas e conversando muito. A professora fez com que todos prestassem atenção a ela, e quando todos estavam em silêncio ela disse: - Eu errei na correção da prova da Cleonanda. Ela foi honesta ao me dizer isso e vou lhe dar um ponto de honestidade. Acabei recebendo a nota 6,0.


Porque perder se eu já havia ganhado? Sofri muito por ser assim. Alguns falavam que eu era "vaquinha de presépio" e que eu não sabia me impor, mas na verdade, eu era envolvida por pensamentos demasiadamente altos. Nada poderia me abalar e o fato de ajudar as pessoas sem questionar era reflexo de uma mente acelerada. Na verdade, meus pensamentos não paravam. Pensar se eu estava fazendo bem ou mal para mim ou para alguém, era algo que praticamente não existia em minha concepção. Simplesmente agia motivada pelo que eu realmente queria. Ainda bem que a maioria das coisas que eu sempre quiz foram coisas boas.

Deus me ensinou muito com esta experiência. Muitas pessoas me chamaram de burra por ter feito aquilo. Eu não me arrependi e nem me senti ofendida com as acusações; afinal, tinha feito a coisa certa.

Naquele dia em minha escola, confesso que pensei na possibilidade de perder alguns pontos na prova somente depois de tê-los perdido. Minha cabeça era assim...rs. Quando decidia uma coisa era sempre impulsiva e não pensava muito nas consequências. Contudo, aprendi que honestidade valia ponto. Não só em provas, mas ponto nos relacionametos, ponto nos negócios, ponto na vida.

2 comentários:

  1. São nas pequenas "coisas" que Deus nos ensina... esse momento vc tb foi fiel a Deus, creio que mesmo inconciente vc agiu com o Temor de Deus, sabia que aquela nota nao era "certa".
    Cleo, Deus nao esquece dessas coisas,Ele nos honra tanto com essas "pequeninas" coisas...


    Bjocas linda, to amando ler seu blog !!!

    ResponderExcluir