segunda-feira, 9 de junho de 2014

Amigável Euforia


Minha vida é um "livro aberto", posso afirmar. Poucos vivem assim: perigosamente! Falar de si, em qualquer situação, requer coragem. É se arriscar por muito pouco. Crises interiores? Não se fala sobre isso. Tem gente mais preocupada com o carro do ano, o último lançamento das vitrines ou com o marido da vizinha. Não, nossos assuntos particulares não merecem exposição despretensiosa. Há coisas que temos dificuldade em descrever e não se deve sair falando demais por aí. Afinal, apenas os mais chegados conhecem o que realmente nos aflige, ou por vezes ninguém. O mal que nos perturba é todo nosso. Tomamos para nós. Não é para ser visto, quanto mais falar sobre! Egoísmo? Orgulho? Burrice? Não, não nada é disso? Não sei.

Nos bares, nas mesas em conversas entre amigos, os assuntos que predominam envolvem a vida do outro, de um outro e daquele outro. Raros são os que sentam para humilhar-se no falar e expor suas crises pedindo ajuda. Raros são os que sentam para crescer ao ouvir o outro falar de si. Raros são os que sentam para resolver - resolver mesmo, os impasses da vida e estabelecer vínculo maior. Dessas conversas assim a gente foge, temos medo. Egoísmo? Orgulho? Burrice? Não, não nada é disso? Não sei.

Acontece, que o fato de não ter dificuldade com essas questões não faz de mim melhor que ninguém. Ao contrário, sofro muito com isso. No entanto, como amo o lado bom de poder respirar, viver na "corda bamba" me faz feliz. Euforia domada é sensação libertadora e produtiva, donde nascem novas ideias e inúmeras possibilidades de ser, de recomeçar, de ir um pouco mais além. Faz-me lembrar que há vida logo ali, além daqui.

Uma ideia, outra ideia que seja... Um sonho, novo ou velho que seja... Eles brotam dos emaranhados do existir. A vida fica mais rica com ideias e sonhos que são meus quando transformados em nossos. Não é viver de utopia, são ideias que geram sonhos. É viver com consciência, não são pessoas medíocres que geram soluções. Não apenas pelas soluções, mas por maturidade, pelo crescimento. Realizar sonhos é coisa de gente grande. Grandes, os sonhos estão a nossa espera. Não pelos sonhos, mas pelo simples fato de tê-los, nossa vida tem mais vida!

Ei! O carro do ano, o último lançamento das vitrines ou o marido da vizinha são realmente interessantes pra você? 

Felicidade mais chegada, és bem-vinda. Sempre serás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário