Faz alguns dias que comecei a ler outro livro: O Livro Mais Mal-humorado Da Bíblia, de Ed René Kivitz. Sugiro mais essa leitura. O Livro é excelente! Em seu capítulo inicial ele trata de algo que me aflige em muitas vezes: o tédio. O autor coloca quatro sugestões para vencê-lo: preste atenção nas pessoas, não na humanidade; preste atenção nas singularidades; preste atenção na vitalidade e preste atenção na insaciabilidade.
Interessante notar que o tédio causado pela repetição é o problema, a solução é a experiência individual. Cada pessoa com quem convivemos tem seu momento de andar, de sorrir, de conquistar... e tudo isso pode parecer repetitivo, mas para aquela pessoa em especial, trata-se de algo novo. A silgularidade do vento que sinto hoje, do sol que brilhou, da chuva que caia enquanto eu estava ali... o autor afirma que o que é vivo não é entediante, e já dizia Heráclito de Éfeso - "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio". Por fim, Ed nos exorta:
"A insaciabilidade saudável é a capacidade de fazer sempre o que sempre fizemos, como se fizéssemos pela primeira vez". (...) Quem não presta atenção nas sensações e sentimentos não registra prazeres e dores. A vida fica vazia e o tédio se instala. (...) A generalidade traz o tédio, a insaciabilidade o espanta. (...) Assim, sábio não é aquele que busca a novidade para se saciar: sábio é aquele que consegue entrar na rotina da vida e fazer as coisas repetidas como se as fizesse pela primeira vez".
Oro a Deus para que eu consiga viver essa verdade. Facilmente o tédio toma conta de mim. É bem provável que este seja mais um dos sintomas do TAB. Por isso a busca incansável por novidades. Hoje procuro mudar a rotina, e quando não dá, tenho seguido bem os conselhos de Ed.

Nenhum comentário:
Postar um comentário