terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Mens Sana In Corpore Sano"



Como usar da minha sanidade para expressar meus sentimentos de maneira equilibrada? Eis uma pergunta que sempre me vem à mente. Como já disse anteriormente, não tenho apresentado nenhum sintoma da doença. No entanto, ainda existem pessoas que desconfiam ou duvidam das minhas opiniões e sentimentos. 

Talvez seja este o grande dilema que tenho vivido no momento. Tornar a ganhar crédito das pessoas é algo difícil. É um processo doloroso, mas que estou disposta a enfretar sem "baixar a guarda".

É difícil mensurar o tamanho dos prejuízos advindos do TAB. Para mim, pessoalmente, o simples diagnóstico trouxe alívio. Mas, ainda há preconceito; talvez por ignorância -  por desconhecerem a doença, não sei. Por isso, não tenho facilidade em detectar quem convive comigo, ou me conhece de longe e pensa: " - O que fazer para manter um relacionamento saudável com aquela moça? Como ela reagiria em determinada situação? Será que ela vai aguentar? O que ela sente é realmente verdadeiro, ou é fruto de uma crise maníaca/depressiva?"

Tenho por certo que o TAB está absolutamente resolvido em minha mente. Glória a Deus por isso! Tais questionamentos poderiam até ser considerados, tendo em vista que não se trata de uma doença palpável e de fácil diagnóstico. No entanto, fico triste com este tipo de posicionamento. As pessoas se afastam enquanto deveriam se aproximar, geralmente no momento em que mais precisamos delas. Será medo de tocar em feridas abertas para ajudar no curativo? Medo de se aproximar de um leproso? Medo de abraçar um aidético? Medo de visitar um careca que está fazendo várias sessões de quimioterapia? Medo de relacionar-se com um portador de TAB? Ou não seria medo...; mas, puro descaso, o que é bem pior.

Apesar disso tudo, ainda exitem aqueles poucos em quem podemos confiar. Verdade seja dita. Vou aprendendo a lidar com essa nova realidade.

O Senhor tem sido meu Refúgio, meu Consolo, minha Rocha! Com Ele eu posso passar por todas as lutas de cabeça erguida, pois a vitória é sempre certa! Mens Sana In Corpore Sano - "uma mente sã num corpo são" - realmente, é o que se deve pedir em oração, é o que tenho buscado.
"Mas nós temos a mente de Cristo".

"Ter a mente de Cristo é pensar como Jesus pensava, Jesus pensava só na Palavra, Ele vivia, pensava e agia de acordo com a Palavra de Deus. Se o Apostolo Paulo afirmou tal fato, é porque todos nós Cristãos podemos e temos que ter a mente de Cristo, pois esta é a vontade de Deus para todos os filhos Dele. Ter a mente de Cristo não exige sacrifício nosso, pelo contrário é um prazer para nós, pois isto se adquire tendo intimidade com o Senhor, e esta intimidade vem através da nossa entrega total as coisas de Deus".(Flávio Franklin)
Que verdade maravilhosa! Quero aprender com Jesus a cada dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário